Mato Grosso, Segunda-Feira, 13 de Maio de 2024     
Novo Portal
Unemat apresenta Educação Superior Indígena no 4º Amazontech
Instituição será representada pelo projeto 3º Grau Indígena
Unemat apresenta Educação Superior Indígena no 4º Amazontech
05/08/2004 16:49:07
por Coordenadoria de Comunicação Social
 Alunos do 3º Grau Indígena
Alunos do 3º Grau Indígena

A Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, por meio do Projeto de Formação de Professores Indígenas-3º Grau Indígena, estará participando no período de 16 a 21 de agosto em Cuiabá, da 4ª edição do Amazontech.

O evento, que tem como objetivo discutir uma proposta de desenvolvimento sustentável para a região amazônica,está organizados na oferta de conferências, palestras, mesas-redondas, cursos, oficinas além de rodadas de negócios e projetos. Constituindo-se assim, em um espaço de aglutinação para o debate sobre temas que envolvem o desenvolvimento sustentável e as inovações tecnológicas em prol a construção de uma perspectiva de melhorias para os estados brasileiros e países sul-americanos que compartilham a Bacia do Amazonas.

Nesse ambiente, a Unemat, por meio do projeto 3° Grau indígena, estará apresentando a experiência inovadora da oferta da educação superior indígena de forma específica e diferenciada.

Em exposições organizadas em estande, o 3°Grau Indígena estará disponibilizando ao público do Amazotech os trabalhos executados durante os três anos de realização do projeto. Utilizando recursos audiovisuais, serão apresentados nesse espaço, resultados de pesquisas,além de publicações elaborados pelos acadêmicos em suas línguas maternas.

Contando com a participação de 12 alunos, o projeto proporcionará o debate acerca da educação específica e diferenciada e seus reflexos no cotidiano pedagógicos das comunidades indígenas.

3º Grau Indígena

Realizado desde 2001 pela parceria entre Universidade, Secretaria de Educação do Estado, Seduc, Fundação Nacional do Índio, Funai, e Prefeitura Municipal de Barra do Bugres, o 3º Grau Indígena oferta a graduação para 200 professores índios de 37 etnias, de 11 estados brasileiros, nas áreas de Línguas, Artes e Literaturas; Ciências Sociais ;Ciências Matemática e da Natureza

Desenvolvido em etapas de estudos presenciais, concretizadas no período de férias e recessos escolares dos cursistas, e intermediária, realizadas junto as comunidades escolares nas aldeias, o projeto 3º Grau Indígena é uma experiência pioneira na América Latina na oferta da formação superior para professores indígenas em concomitância com os anseios de suas comunidades

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24709 | Impressões: 140314
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada